Joint venture: conheça mais sobre essa forma de empreendimento conjunto

Joint venture: conheça mais sobre essa forma de empreendimento conjunto

No atual momento de crise econômica no Brasil, são diversas as pessoas que procuram por nosso serviço de consultoria jurídica empresarial em Guarulhos e Alto Tietê para tratar sobre joint venture.

Mas vamos do começo: joint venture pode ser definida como uma associação econômica feita entre duas ou mais empresas durante um prazo determinado. Nela, os recursos de ambas partes são reunidos em prol de uma determinada tarefa (um projeto, uma nova atividade comercial, entre outros). Dessa forma, trabalhando em conjunto, é possível expandir os negócios em um ritmo mais acelerado e iniciar em novos mercados de interesse.

Por diminuir os riscos do negócio – eles não deixam de existir, angariar novos conhecimentos e permitir o acesso a mais recursos, o modelo joint venture vem ganhando mais adeptos no meio empresarial.

Hoje, é possível que as empresas se unam em joint venture de duas maneiras. São elas:

Joint venture contratual

Nesse modelo, não há a formação de uma nova empresa. É assinado um contrato societário com a descrição dos termos e as empresas envolvidas compartilham os lucros, riscos e perdas do projeto pelo qual se uniram.

Na joint venture contratual também dispensam-se quaisquer mudanças estruturais para as partes, concentrando o foco apenas nos objetivos específicos.

Joint venture societária

Já neste caso, a realização do projeto dá-se mediante a criação de uma nova empresa, com identidade jurídica própria. Esta, porém, não tem o poder de interferir naquelas que a compõe. Funcionam como uma parceria comercial voltada a apenas uma transação comercial e com data para acabar.

Como consultoria jurídica em Guarulhos e Alto Tietê, apontamos como uma das maiores vantagens das joint venture a possibilidade que as empresas têm em compartilhar know-how, ajudando na geração de resultados e aperfeiçoamento de relações.

Entre as recomendações sugeridas ao se cogitar uma joint venture, está a realização da análise SWOT que, entre outros, faz o mapeamento do mercado a respeito do projeto que se pretende, suas vantagens e desvantagens e as condições internas individuais de cada empresa.

Caso precise de mais informações sobre joint venture e saber se este modelo é viável no caso da sua empresa, peça pela nossa consultoria jurídica empresarial em Guarulhos e Alto Tietê.

About the Author